domingo, 3 de maio de 2015

Helena de Troia

Helena

Na mitologia grega, Helena (em grego: Ἑλένη, transl. Helénē) era filha de Zeus e de Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta.1 2
Quando tinha onze anos foi raptada pelo herói Teseu. Porém seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta.
Possuía a reputação de mulher mais bela do mundo. Helena tinha diversos pretendentes, que incluíam muitos dos maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo, Tíndaro, hesitava tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros. Finalmente um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de Ítaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse. Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.

Helena teve uma filha com Menelau, Hermíone.


Helena de Troia, por Evelyn De Morgan, 1898



Cultura Popular

            Helena foi retratada recentemente nos filmes “Troia”, interpretada pela atriz alemã Diane Kruger e também no filme “Helena de Troia”, onde foi interpretada pela atriz inglesa SiennaGuillory. Na minha opinião, duas atrizes com beleza suficiente para interpretar a personagem mitológica que era considerada a mulher mais bela de toda a Grécia.



SiennaGuillory como Helena em “Helena de Troia”





Diane Kruger como Helena em “Troia”



Referências

Grimal, Pierre, Dicionário da Mitologia Grega e Romana, Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, p.197;
Spalding, Tassilo Orpheu, Dicionário da Mitologia Greco-Latina, Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, p.118;

Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, Epítome, 3.3;

Nenhum comentário:

Postar um comentário